Pequenos gestos que vão transformar você no vizinho que você gostaria de ter
O bem estar não é só da porta para dentro. Os vizinhos e a comunidade têm mais impacto na nossa vida do que imaginamos! É sobre ser o vizinho que você gostaria de ter!
Reunimos pequenas ações para você praticar, como demonstrar a gentiliza, generosidade e acima de tudo, respeito pela pessoas com as quais você divide o condomínio, a rua ou o bairro.
1. Muito além da conversinha
“E o tempo, hein… acho que chove…” Sabe papo de elevador? Não precisa ser assim, não. Além do básico, como dar oi e pedir licença, dá para construir relações mais profundas se assim você quiser – seja ele seu vizinho de prédio, de condomínio ou de rua. Um “Tudo bem?” sincero e interessado na resposta é sempre um bom começo. Oferecer ajuda com as sacolas de compras também.
2. Bom senso é o melhor timing
Independente de morar em um prédio cheio de regras ou em uma casa, vale sempre o bom senso. Tá tarde? Pega leve com o volume da música e da conversa. Assim como domingo às 8h da manhã talvez não seja o melhor dia para começar aquela reforma que vai fazer barulheira e atrapalhar o sono do vizinho, né? Mas se estiver tudo dentro dos conformes, que tal aproveitar a deixa e chamar aquele morador bacana para participar da sua festinha?
3. A louca dos gatos & outros bichos
Cachorro, gato… quem ama animais, geralmente fica numa boa com os bichinhos por perto. Mas a verdade é que tem gente que não é tão fã assim… Então, pra evitar problemas desnecessários, limpe sempre as necessidades dos seus animais, mantenha as caixinhas de areia dos gatos sempre bem cheirosas e garanta que eles não incomodem os vizinhos na sua ausência – aos bichinhos mais ansiosos, tem floral e até alguns truques eficazes para deixá-los mais tranquilos na sua ausência.
4. Tem açúcar?
Havia um tempo em que as pessoas pediam emprestado uma caneca de açúcar para o vizinho e na volta, para devolvê-la, eis ali um delicioso pedaço de bolo. A simples troca de gentilezas virou ideia para o app Tem açúcar, que facilita o empréstimo de objetos entre vizinhos, como furadeiras e barracas. O mote deles é “Economize, seja sustentável e conheça pessoas incríveis”. Tem como ser ruim?
5. Dê recomendações
Sabe aquela padaria incrível escondida na rua de trás da sua casa? Aquela feirinha de orgânicos aos sábados ali na praça? Divida com os seus vizinhos as recomendações e dicas imperdíveis do seu bairro. Isso impulsiona a economia local e te ajuda a criar boas relações!
6. O meu verde é o seu verde
Em tempo de urban jungle pra lá, urban jungle pra cá, muita gente tem levado o verde pra dentro de casa. E plantas na entrada de casa ou na janela alegram não só quem está do lado de dentro como do lado de fora também. Em janelas sem proteção ou grade, não esqueça de prender o seu vaso com um arame para que ele não caia da sua janela e acabe causando um acidente. E sabe aquela água parada aí na sua plantinha? Nem pensar. Se todo mundo cuidar do seu pedaço de verde direitinho, mandamos o mosquito da dengue lá pra longe.
7. Respeite os limites de intimidade e privacidade
Tem gente que ama conhecer pessoas novas, bater papo, brincar com o cachorrinho do outro… mas a grande verdade é que nem todo mundo é assim e talvez seu vizinho não seja tão sociável quanto você. Então sempre bom lembrar de respeitar os limites de intimidade e privacidade de cada um. Assim todo mundo fica feliz da vida!
8. Vizinho solidário
Crie uma comunidade de ajuda mútua para estar atento à segurança e ao bem-estar de quem mora por perto – inclusive o seu. Ouviu algum barulho ou movimentação estranha? Acha que alguém pode estar precisando de ajuda? Divida essas informações com a rede de apoio e tome decisões coletivamente. Um simples grupo de Whatsapp pode ser a solução.
9. Cuide da sua rua
Mais do que seu quintal ou a área comum do seu condomínio, sua casa é também seu bairro, sua cidade, seu país… Que tal mobilizar os seus vizinhos para melhorar a cara daquela praça que anda meio abandonada, pintar aquele muro desgastado ou espalhar mudas de plantas pelos canteiros secos? Vocês podem começar pelo prédio, pela rua e expandirem pela comunidade.
10. Seja sustentável
A verdade é que isso já deveria ser óbvio… mas infelizmente ainda não é. É fundamental separar seu lixo, economizar água e pensar em soluções sustentáveis, como o aproveitamento de água da chuva e uso máximo da iluminação natural.
Há muita felicidade para além dos nossos muros e comunidade, por isso, nossos vizinhos exercem um imenso impacto na nossa vida. Imagina se todo mundo seguisse esses passos, que coisa mais linda que seria?