Conhecer as funções do zelador é fundamental, especialmente para não confundi-las com as responsabilidades do síndico, pois apesar de ambos serem fundamentais para um condomínio, cada cargo conta com o seu papel específico.
O zelador é uma figura habitualmente presente nas áreas de convivência, corredores e portarias dos prédios. Ele tem contato direto com o síndico, ajuda a resolver os problemas rotineiros no condomínio e, ainda, auxilia nas atividades administrativas.
Se você tem interesse em conhecer mais sobre o tema e descobrir quais são, de fato, as principais funções do zelador, continue a leitura deste post e confira!
Realizar inspeções e efetuar pequenos reparos
Uma das principais funções do zelador é realizar inspeções nas instalações do prédio, como em pátios, corredores e áreas comuns, a fim de verificar itens que precisam de reparos ou limpeza, além de observar as condições de funcionamento da parte elétrica e hidráulica, elevadores, entre outros.
Também são atividades do zelador: acender e apagar lâmpadas, trocar interruptor e lâmpadas, reparar portões e telhados, substituir fechaduras e verificar fechamento de portas e janelas.
Sempre que alguma irregularidade for encontrada durante as inspeções, o zelador deve comunicar a necessidade de reparos, encaminhar sugestões ou reportar fatos estranhos ao síndico, para que as medidas necessárias sejam adotadas.
Atender pessoas
O zelador também é responsável por realizar o atendimento aos funcionários das empresas de água, luz, telefone e TV a cabo; solicitar aos condôminos, por interfone, acesso de visitantes; observar movimentação de pessoas nas redondezas e controlar circulação de pessoas e veículos.
Receber mercadorias
Outra função do zelador é receber mercadorias, materiais e equipamentos, conferindo as notas fiscais caso os produtos sejam destinados ao condomínio.
Se as encomendas forem remetidas aos condôminos, cabe ao zelador realizar a entrega aos proprietários.
Ainda, também é tarefa do zelador distribuir as correspondências nos apartamentos.
Orientar, supervisionar e distribuir as tarefas dos seus subordinados
Mais uma das funções do zelador é orientar, supervisionar e distribuir as tarefas aos seus subordinados, como os funcionários da limpeza, portaria, segurança e outros, exigindo itens como assiduidade, disciplina e pontualidade. Isso é importante para que o condomínio seja mantido nas condições ideais.
Supervisionar reformas e obras
É responsabilidade do zelador realizar a supervisão de reformas e obras que acontecem dentro do condomínio. Dessa maneira, o profissional deve:
- fiscalizar e acompanhar os serviços de manutenção e reparos das áreas comuns;
- zelar e inspecionar a prestação dos serviços;
- comunicar ao síndico os imprevistos que aconteceram durante as obras;
- ajudar no cadastro dos prestadores de serviço;
- comunicar ao síndico sempre que algum morador realizar reformas que interfiram na rotina do condomínio.
Conhecer o regimento interno e regras de convivência
O zelador também deve ter pleno conhecimento acerca do regimento interno do condomínio, uma vez que deve reportar ao síndico sempre que as normas forem descumpridas pelos moradores, prestadores de serviços e colaboradores do condomínio.
Fornecer suporte aos moradores
Por fim, outra função do zelador é fornecer suporte aos moradores. Assim, ele deve estar sempre disponível para orientar e ajudar os moradores.
Nesse sentido, são tarefas do zelador:
- repassar as reclamações dos moradores ao síndico;
- alertar os condôminos sobre as regras de segurança, convivência e funcionamento do condomínio.
Agora que você já conhece as principais funções do zelador, deve ter percebido que ele é uma figura fundamental para o condomínio, não é mesmo? Afinal, ele é o profissional responsável pela manutenção da ordem e bom funcionamento de tudo.
via pactonet.com.br