em Sem categoria

Mesmo em períodos de pouco uso, é preciso tratar a água e realizar filtragem. A manutenção de piscina em condomínio é responsabilidade do síndico e demanda mais cuidados com a proximidade do Verão.

A correta manutenção de piscina em condomínio envolve diversos fatores. Vão desde a frequência e controle químico adequados, passando por vários cuidados necessários até os riscos de não fazer isso direito.

Com a proximidade do Verão, alguns cuidados são ainda mais urgentes. Confira!

Por exemplo, você sabia que piscina em condomínio, mesmo em períodos de pouco uso, deve ter sua água tratada e filtragem realizada?

Lembrando que a manutenção periódica das áreas comuns é responsabilidade do síndico, ele precisa estar muito atento a tudo isso. Cabe delegar tarefas para os funcionários e fiscalizar se tudo vem sendo feito a contento.

Riscos da falta de manutenção da piscina em condomínio

Acúmulo de sujeira e detritos e água desequilibrada quimicamente são apenas algumas das consequências de uma piscina em condomínio sem manutenção. Os problemas podem afetar a saúde e a segurança dos usuários.

É inaceitável que a água possa ser contaminada por algas, bactérias e outros agentes causadores de infecções na pele, irritação nos olhos e até problemas sérios nas vias respiratórias.

A durabilidade da estrutura física da piscina em condomínio também fica vulnerável. Sem a limpeza e demais cuidados, o aumento dos custos devido ao desgaste dos equipamentos também é certo.

Veja dicas para a manutenção da piscina em condomínio

Preparo da equipe

Os funcionários que fazem a manutenção da piscina devem se cercar de precaução. Afinal, não pode haver riscos à saúde deles durante o processo. O uso de EPIs como luvas e óculos de proteção é fundamental porque eles lidam com produtos químicos.

Produtos exigem cuidados

Os produtos usados na manutenção da piscina em condomínio devem ser mantidos na embalagem original. Um cuidado adicional é não comprar produtos sem registro dos órgãos reguladores como a Anvisa.

Eles precisam ser armazenados em local arejado, onde crianças e animais não tenham acesso. Nunca adicione água nos produtos, mas sim os produtos na água da piscina. Não se recomenda, ainda, misturar produtos químicos e nem aplicar contra o vento.

Frequência da manutenção

Aqui não existe uma regra única para todos os condomínios. O síndico deve definir a frequência da manutenção considerando aspectos como estação do ano, frequência de uso, capacidade do espaço e condições climáticas da região.

Aspiração da piscina e filtragem

A aspiração da piscina em condomínio deve ser feita semanalmente. O aspirador deve ter sempre com um acessório na ponta do cabo que evite danos ao revestimento do fundo do reservatório.

Quando há muita sujeira visível na superfície da água, selecione a opção drenagem. Se há menos sujeira aparente, use a opção filtrar.

Já a filtragem deverá ser feita diariamente. Porque isso ajuda a remover resíduos, limpando até 50% da água. A duração da filtragem varia dependendo das instruções do fabricante do filtro. O tempo estimado fica entre 4 e 8 horas.

Controles do pH e da alcalinidade

O pH deve ficar entre 7 e 7,4. O controle deve ser realizado 2 vezes por semana. E antes dos tratamentos químicos, com exceção da cloração.

Quando observado pH elevado, pela fita de teste ou kit colorimétrico, a solução é aplicar produtos redutores (sulfato de alumínio). Para pH menores que o padrão, use os elevadores (Barrilha Leve).

A alcalinidade neutraliza os ácidos e mantém o nível do pH estável. Garante, portanto, a qualidade da água da piscina. A medição dos níveis e o teste de alcalinidade devem ser feitos semanalmente, mantendo o padrão entre 80 e 120 ppm.

Limpeza das bordas

Tão importante quanto os cuidados com a água, está a limpeza das bordas da piscina, que deve ser feita semanalmente. Use a parte macia de uma esponja de cozinha ou uma escova de cerdas macias.

O mercado oferece opções de produtos de limpeza específicos para este fim que não fazem espuma, são biodegradáveis e não contaminam a água.

O cuidado aqui é nunca limpar as bordas da piscina com esponjas ásperas ou palha de aço. Nem pense em varrer a sujeira do chão para dentro da água.

Notou infiltrações?

Mesmo com todos os cuidados relacionados à manutenção da piscina em condomínio, ninguém está livre de se deparar com infiltrações.

Fique atento: se houver necessidade de impermeabilizar a piscina, tem como fazer isso sem quebrar azulejos e sem gerar enorme quantidade de entulho.

via tudocondo.com.br

Postagens Recentes

Deixe um Comentário